Avaliação Ocupacional

Case Study- Avaliação ocupacional

Foi nos solicitada uma avaliação ocupacional da sede de uma empresa de renome do setor postal. Utilizadas as melhores práticas de mercado no que respeita à ocupação de espaços e a legislação vigente, foi possível analisar o espaço existente e disponibilizado e aferir se estava de acordo com a legislação.
Analisámos diversas compartimentações do espaço, nomeadamente, espaço disponibilizado para cada trabalhador, por piso do edifício e a distância entre cada trabalhador; espaço livre; existência de espaços de utilização pessoal, como cacifos; se os espaços de refeição tinham dimensões adequadas (de acordo com m2 por x pessoas); se os espaços de apoio que garantem um bom funcionamento; locais de trabalho e de passagem com iluminação natural e/ou artificial adequados; vias de circulação e de emergência obstruídas; se as instalações sanitárias respeitam as dimensões mínimas e adequadas ao número de trabalhadores; existência de zonas de acesso a pessoas deficientes e por último se o estacionamento respeita ou não dimensões mínimas.
Além desta análise apresentamos proposta de melhorias dos espaços de trabalho para adequar às boas práticas de trabalho em todas as áreas avaliadas.