Uma empresa do setor bancário português requisitou os nossos serviços para uma otimização dos ativos imobiliários e para o processo de mudança da sede.
Avaliámos a sede com o método que considerámos mais adequado à situação, analisámos os drivers de custo (rendas, água, eletricidade, limpeza, segurança e manutenção) e as condições de ocupação do edifício (desde os espaços de trabalho, de formação e comuns aos equipamentos técnicos e armazéns/estacionamentos).
Terminada esta fase de diagnóstico iniciou-se o estudo de alternativas que era constituído por duas opções, a manutenção do edifício atual, mais especificamente a otimização de ocupação de espaço, a atualização dos equipamentos técnicos e igualmente a renegociação de contratos (valor da renda, flexibilidade de saída, entre outros). A segunda opção consistia na procura de alternativas no mercado, que se realizaria com uma solução integrada em que se procurava uma instalação que incluísse serviços administrativos e de formação ou uma solução autónoma que se traduzia na procura de uma instalação para os serviços administrativos e a procura noutros mercados para os serviços de formação.
De seguida, apresentámos uma proposta de apoio no processo de mudança das instalações onde nos comprometemos a procurar espaços de acordo com os requisitos da empresa. Assim que aprovada a nova instalação para a sede procedemos a várias negociações com especial foco para a nova localização (assim como rendas, prazos de contrato, garantias bancárias e direito de preferência para eventual aumento de espaços), aspetos do edifício atual (como timing para saída e cláusula de indeminização por saída antecipada) e por último a tipologia de salas de formação. Seguidamente realizámos a adaptação dos espaços e apoiámos no processo de mudança.